Meltdown Depois da Escola ?


Auto-Controlo

Depois da escola ou do trabalho, o auto-controlo pode ser difícil de manter porque ao longo do dia o nosso cérebro esteve em constante trabalho de processamento de informação. Processou tudo o que viu, ouviu, sentiu, viveu... Um otimo exemplo desta capacidade de controlo é pensar nesta situação: De manhã ou mesmo ao almoço é muito mais fácil fazer uma alimentação equilibrada, do que ao final do dia, onde por norma já nos apetece um doce ou um snack. Porquê? Porque a nossa capacidade de auto-controlo também diminuiu.


Transições

Para algumas crianças as transições podem ser sinónimo de stress. A estrutura, a previsibilidade, o excesso e/ou a falta delas podem ser motivo de alto desconforto e desregulação para a criança. No contexto da escola o melhor exemplo pode ser a diferença entre um ambiente muito estruturado para um ambiente de brincadeira livre e vice versa.


Regulação

Um dia de escola ou no futuro, um dia de trabalho, é repleto de informação sensorial, regras, disciplina, distrações, estímulos. Todas estas coisas podem ser (e são) demasiado para o nosso cérebro que entra num estado máximo de exaustão. Quantas vezes é que nós adultos entramos no carro ao final do dia e baixamos o volume do rádio? Aquilo que de manhã soava agradável é agora, depois de um longo dia, demasiado para a nossa cabeça.


Dicas

  • Ambiente tranquilo no regresso a casa

  • Se moram longe da escola levar algum lanche para a criança comer durante o percurso

  • Não perguntar logo coisas sobre a escola, optar antes por falar sobre o que vão fazer agora ou mais tarde

  • Seja paciente, se perceber que a criança está frustrada, reconheça essa emoção.

  • Dê-lhe tempo e espaço e depois volte a tentar uma aproximação

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo