Rita
Formada em Teatro, trabalhou muitos anos em gestão e produção de eventos e espetáculos.
Em 2017, foi mãe de um rapaz que mais tarde recebeu o diagnóstico de Perturbação do Espectro do Autismo.
De forma autodidata aprendeu sobre métodos terapêuticos existentes em Portugal, direitos do portador de deficiência invisível e percebeu que ainda existe um longo caminho para a inclusão na sociedade.
Decidiu, assim, criar a “Âmago, Ser Visível”, para que outros pais, outras famílias, outras pessoas consigam ter acesso a toda a informação necessária, a toda a ajuda que precisem.
Âmago, ser visível, é criada com o intuito de ajudar pais, familiares, professores, profissionais de saúde e sociedade em geral, dando a conhecer tudo o que envolve o mundo das neurodiversidades.
A nossa missão é a partilha de informação, seja sob a forma de artigos científicos ou explicativos, bem como formações e através da construção de uma base de dados nacional, com profissionais de saúde, espaços terapêuticos e métodos existentes.
Esperamos conseguir chegar ao maior número de pessoas e trabalhar para a consciencialização da sociedade e luta pela igualdade de oportunidades para estas neurodiversidades, patologias e perturbações.
Sensibilizar e informar a comunidade sobre neurodiversidade.
Dar a conhecer os direitos do portador de deficiência invisível.
Ceder ferramentas que facilitem a procura de profissionais de saúde, clínicas ou terapias existentes.
Promover formações a técnicos de saúde e de educação para um maior conhecimento das patologias e ferramentas de trabalho.
Criação de grupos de apoio para partilha de informação e experiências, entre portadores de deficiência, familiares, amigos, professores entre outros.
Trabalhar para a inclusão social e para uma sociedade com menos capacitismo.